Fazenda Pedra Redonda
A história dos cafés especiais da Fazenda Pedra Redonda começou em 1982, quando José Santana e sua família, da cidade de Porto Firme-MG, decidiram adquirir as terras, em Araponga-MG. Mais velho de 17 irmãos, senhor Filhinho faleceu em 2019, deixando a administração das lavouras para seu filho José Roberto Vidigal Santana. A propriedade fica na Comunidade do Estouros, aos pés da Pedra Redonda, na região das Matas de Minas.
O empresário, que também empreendeu no ramo comercial com a rede de lojas Mundial Acabamentos, foi um dos primeiros investidores em técnicas de beneficiamento do café na cidade, incentivando tantos outros a iniciarem o novo modelo de produção, com intuito de produzir uma bebida de melhor qualidade e valorização por saca e foco na venda para as exportadoras internacionais. Ele esteve a frente da criação da primeira associação de Cafés Especiais de Araponga, junto com Sérgio Sanglard e Dimas Mendes.
Antes de trabalhar apenas com as lavouras de café, o atual responsável pela dinâmica de trabalho na Fazenda, Marcos Lopes Ramos, conta que as terras também produziam frutíferas e legumes que eram vendidos para o CEASA. Em 2000, a propriedade foi dividida entre os irmãos da família Santana. Com isso, o senhor Filhinho construiu a atual infraestrutura para a produção do Café Pedra Redonda.
O funcionário Marcos Lopes toca a produção de cafés especiais da propriedade com apoio de sua irmã Michela Lopes Ramos, responsável pelo setor administrativo. Eles são a terceira geração da família que trabalha na Fazenda Pedra Redonda. “Minha avó e minha mãe trabalharam por muitos anos na cozinha da fazenda, já o meu pai continuou aqui por 45 anos e nos ensinou tudo que sabemos em relação à produção de café. O senhor Filhinho me fez um convite, em 2012, para ajudar meu pai e, desde então, venho me dedicando ao máximo”, detalha Lopes, lembrando que outras duas irmãs, Cristina e Gisele, também atuam em outras funções na fazenda.
Técnicas de plantio
A Fazenda Pedra Redonda produz três tipos de café, separados após a colheita, que são: o verde e boia secados, no modo natural, além do cereja descascado. A rastreabilidade é aplicada desde o campo até a finalização do benefício. Assim, todo produto que é aplicado em cada talhão é registrado no histórico. A planilha também marca quando e como aqueles grãos serão secos e tratados até o final.
A sede abriga toda estrutura de maquinário para a limpeza e descascar, terreiros de cimento e suspensos em estufas para a secagem. Depois são guardados em bags nas tulhas até a venda.
A propriedade possui um degustador que experimenta cada lote para avaliar a pontuação. Outros provadores refazem o processo para confirmar o padrão avaliado.
Nos talhões são aplicados o adubo convencional e o adubo orgânico mineral. Já o agrotóxico é usado de forma pontual para conter algumas pragas comuns, como bicho mineiro, ferrugem e cercospora. “Como temos uma produção muito grande, precisamos aplicar o químico, de forma contida, para dar conta”.
– Hectares plantados – cerca de 153 hectares plantados
– Média de produção – 3.500 a 5 mil sacas média/ano
– Espécies plantadas de café – 100% arábica – Catuaí e Catucaí Vermelho e Amarelo
– Altitude da lavoura – entre 940 a 1.400 metros de altitude
– Funcionários: 15 funcionários de carteira assinada e contratos temporários em período de colheita
Ações de Sustentabilidade
A Fazenda Pedra Redonda possui Áreas de Preservação Particular (APP) mapeadas e as nascentes são cercadas, assim nenhuma ação de plantio ou pulverização de produtos é feita em um raio de 30 metros de distância da água. Além disso, conta com cultivo de Mogno Africano e Cedro-Australiano em meio a toda lavoura de café.
Canais do Produtor
Outro sócio é responsável pelo setor de torrefação e vendas dos grãos inteiros ou moídos. A marca produz linhas Gourmet, Premium e Extraforte que são vendidos em várias cidades de Minas e outros Estados. A média de torra é de 300 quilos, por mês. Mais informações e pedidos pelos canais abaixo:
Site – https://www.cafepedraredonda.com.br/
Instagram: @cafe_pedraredonda
Facebook: @saccprltda
WhatsApp: (31) 9 8835-3968